top of page
Buscar
  • Foto do escritorinstitutoacestetica

Os alimentos anti-cancerígenos existem mesmo. Tome nota de quais são!

Bem diz o velho ditado que "somos o que comemos". Vários estudos comprovam que a nossa alimentação tem efeito directo no aparecimento ou combate a certas doenças, sendo uma delas o cancro. A maior doença do século, pode ser controlada se passar a incluir alguns alimentos anti-cancerígenos na sua alimentação. Vamos conhecê-los!




O aumento exponencial de casos de cancro, está directamente relacionado com o estilo de vida acelerado da população ocidental. O stress diário e a luta pela falta de tempo, fazem com que muitas vezes coloquemos de parte uma alimentação diversificada e saudável.


Ora tal tem de ser alterado, uma vez que está provado que a alimentação tem grande influência sobre a taxa de incidência de cancro nas populações.


Vamos então conhecer os vários alimentos que podem ser os nossos "melhores amigos" no combate ao cancro.


COUVES As células cancerígenas detestam as couves e todos os outros elementos da família das couves, como por exemplo os brócolos, os repolhos, a couve-flor, couve de Bruxelas e a couve folhada. Estes legumes, também denominados de legumes crucíferos contêm quantidades importantes de vários compostos anticancerígenos que ajudam a travar a expansão das células cancerígenas evitando que estas causem danos nas células boas.


ALHO e CEBOLA

O alho e cebola ajudam a travar a progressão do cancro, quer pela sua ação protetora face aos danos causados pelas substancias cancerígenas, bem como pela sua capacidade de impedir as células cancerígenas de crescer e se desenvolver.


FRUTOS SILVESTRES

Ácido Elágico e antocianidinas são os principais constituintes responsáveis pela riqueza dos frutos silvestres no que diz respeito à prevenção contra o cancro.


CITRINOS

Os citrinos são elementos fundamentais no que diz respeito á prevenção da doença oncológica uma vez que possuem uma capacidade de agir diretamente sobre as células cancerígenas.


CHOCOLATE

Boa notícias para os mais gulosos! O chocolate negro, com 70% de cacau, é portador de importantes quantidades de polifenóis capazes de provocar efeitos benéficos em doenças crónicas como o cancro ou até mesmo doenças que afectam o sistema cardiovascular.



Ref. Bibliográfica: “Os Alimentos Contra o Cancro” Richard Béliveau & Denis Gingras Hospital Sainte-Justine e Universidade do Québec de Montréal



2 visualizações0 comentário
bottom of page